Está a consultar o sítio da extinta Direção Regional de Educação do Centro → Sítio da Direção de Serviços da Região Centro
Horário
Atendimento Presencial

Segunda-feira a sexta-feira
das 9h00 às 17h00
Ligações Úteis
Programas e Projetos
Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação
"A Física no dia-a-dia, na Escola" - 5 a 17 de novembro
Publicado em 26/10/2012
Uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho.

O Programa O Mundo na Escola, do Ministério da Educação e Ciência, está a levar a cabo um programa de itinerância de uma versão adaptada desta exposição, em colaboração com o Pavilhão do Conhecimento. A adaptação foi realizada sob a orientação científica dos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes professores do Instituto Superior Técnico (IST), criando uma versão mais reduzida, “A Física no dia-a-dia, na escola”, especialmente concebida para ser exibida dentro das escolas.

 

O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até Maio de 2013. A permanência da exposição em cada local de acolhimento será de 2 semanas.

 

A Física no dia-a-dia é uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Esta versão, inaugurada em Novembro de 2011, esteve patente ao público até Setembro de 2012, onde recebeu milhares de visitantes, iniciando agora uma itinerância internacional.

 

Surpreendente pela sua simplicidade, a exposição está organizada por divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha, etc.

 

A primeira escola a receber a itinerância é a Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel – Carreira – Leiria, e será a única escola que terá esta exposição na Região.

 

Local
Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel – Carreira – Leiria

 

Data
De 5 a 17 de novembro

 

Horário
Dias úteis das 09:00 às 17:00
Fins de semana das 14:00 às 19:00

 

Publico alvo
Alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico

 

Morada & Contactos
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Escola Básica 2,3 de Carreira
Rua da Quinta, 148 - 2425-281 Carreira - Portugal
tel. +351 244 619 920
tel. +351 914 319 169
fax +351 244 619 929
e-mail: info@eb23rsi.edu.pt
www.eb23rsi.edu.pt

 

Apoios:

Institucionais:
Ministério ada Educação e Ciência, Técnico de Lisboa, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Locais:
Câmara Municipal de Leiria, Jornal de Leiria, Jornal Região de Leiria, Diário de Leiria, Rádio 94 FM, Relgráfica, Reclamit, Rodoviária Tejo, artmadesign, cps.

Documentos adicionais:

(Símbolo de Acessibilidade à Web) [D] (Em conformidade com o nível 'Triplo A' das WCAG 1.0 do W3C) (Logotipo do Ministério da Educação e da Ciência)
Produção SOAI-I@